quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PARATY - RJ

UM TESOURO ENTRE O MAR E A MONTANHA
Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, PARATY preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.
Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.
No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal, fazendo parte do caminho antigo da Estrada Real.

O FENÔMENO DAS MARÉS


As ruas foram projetadas para permitir a entrada e saída da água do mar, sendo uma forma natural de limpá-las. As casas foram construídas trinta centímetros acima do nível das ruas.
 
Em Paraty, nos hospedamos na Pousada L'Essence, no km 2 da estrada para Cunha, a 5 min do centro histórico. A simpatia e a disposição de Cláudio e Bruna no atendimento somados a tranquilidade e estrutura da pousada fazem da viagem muito mais especial...
Que tal curtir uma peça de teatro em Paraty? O Grupo Contadores de Estórias promove apresentações de bonecos de pano sem palavras, muito divertido!
A culinária também é diversificada, um bom almoço no Restaurante Benditas ou um jantar a luz de velas com a argentina Alejandra, que era fotógrafa oficial do time Boca Juniors e se mudou para o Brasil são boas pedidas, sem esquecer de experimentar seu doce de leite, que leva 3 dias ao fogo para dar o ponto.
A Mata Atlântica que cerca Paraty é responsável pelas belezas naturais e a proximidade de animais nas cachoeiras, trilhas e outras atrações da cidade...
Perto da Igreja da Penha, fomos conhecer o Tobogã e o Poço do Tarzã.
Decidimos então almoçar na Fazenda Murycana, fazenda do século XVII, onde funcionava o mais antigo engenho de Paraty. Lugar onde se pode degustar a pinga Murycana envelhecida, conhecer o pequeno museu na casa grande e tomar um cafezinho adoçado com rapadura. 
Assim nos despedimos de Paraty, ficando uma enorme vontade de voltar e desfrutar os encantos desse lugar maravilhoso, um tesouro entre o mar e a montanha!

Um comentário:

  1. Oi Pedro,
    que legal seu blog!
    Também preciso fazer uns posts com a tag "Eu fui" rs. Ultimamente ando meio sem tempo, mas assim que der eu escrevo mais.

    Queria te dar uma dica pra deixar seu blog mais bonito. Pq vc não aumenta a largura dele? As fotos vão ficar lindas, vc vai ver. Só estou escrevendo isso pq fiz no meu e achei que ficou bem mais chamativo.

    Bom, é isso,
    boas viagens (rs).
    Abraços.
    Marina

    ResponderExcluir